Pular para o conteúdo principal

TAPETE DE CROCHÊ ZIG-ZAG COM PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVO




Olá, amiga(o)!


Estou terminando de tecer esse TAPETE DE CROCHÊ com listras em ZIG-ZAG formadas pelo desenho do PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVOEsse vai para o novo apartamento do meu filho. Ele está mudando para Brasília, a trabalho... E eu aqui correndo para arrumar algumas coisinhas  básicas para o seu novo lar...


Seu ponto fantasia é muito bonito, simples e composto de 3 pontos, sendo:
 2 pontos altos +
 1 Ponto Alto Alongado em relevo cruzando sobre eles, pegando no 3º ponto contados para trás... 

Veja no gráfico abaixo como se tece o Ponto Alto em RELEVO (par)... Na carreira de ida pegamos o ponto pela frente, na carreira de volta pegamos por trás.   As carreiras de ida e volta se encarregam de fazer o desenho. Para que o efeito seja em relevo não podemos abraçar o ponto quando o tecemos. Se o abraçamos ele fica bonito também, mas totalmente diferente... Para transformá-lo em Ponto Alto ALONGADO em Relevo (paar) é tudo muito simples...  Basta que saiba tecer o PONTO ALTO ALONGADO (pa), que você pode aprender, caso não saiba vendo o vídeo que posto no final dessa matéria.





Veja na foto a seguir como tecê-lo cruzado... O Ponto Cruzado está desenhado na cor branco...

Este ponto fantasia é composto de 2 Pontos Altos (pa) + 1 Ponto Alto Alongado em Relevo cruzado(paarc), que pode ser substituído pelo Ponto Alto Duplo (pad) ou pelo Ponto Alto Triplo  (pat) , ambos em relevo e cruzado, como sugeri no gráfico e  no post.  Quanto mais longo for o ponto que você escolher, para tecer o seu ponto em relevo, mais esse ponto vai saltar sobre a base do tapete e formar um zig-zag mais elevado). Eu teci o meu com o Ponto Alto Alongado em Relevo (paar). 

PASSO-A-PASSO ESCRITO DE COMO TECER O PONTO FANTASIA:
- Teça 2 Pontos Altos (pa) e lace a linha;
- Volte no 3º ponto, da carreira anterior, a contar a partir da agulha.  (Esse ponto, é aquele que pulamos quando tecemos os dois pontos altos    que antecedem a este que estamos tecendo agora);
- Insira a agulha de trás para frente, como na foto;
- Lace a linha novamente,solte um ponto;
- Lace novamente e solte dois pontos;
- Lace novamente e solte os dois últimos pontos da agulha.

Depois de entendido como se tece o ponto vamos para a próxima parte do tapete...

MATERIAL UTILIZADO:
Barbante nº 6 ; 
Agulha de Croche 4 mm;
Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para arrematar. 
* Iniciei com 141 Correntinhas para um tapete de 73 cm de largura...

Fiz um gráfico, especialmente para você, caso queira tecê-lo... Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la, ok? 


ATENÇÃO!
Substitua o gráfico anterior por esse que estou postando abaixo... No anterior me esqueci de acrescentar o simbolo do  PONTO ALTO DUPLO (pad). Também me esqueci de te dizer que se você quiser um ponto relevo mais saltado pra fora da trama, faça o PONTO ALTO DUPLO ALONGADO EM RELEVO (padar). 
Atualizado em 15 MAR 2012...



Você deve ter visto  no gráfico acima o PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVO... Caso não conheça o PONTO ALTO ALONGADO veja o vídeo onde dou dicas de como tecê-lo. Peço não reparar as minhas unhas que estão no minimo terríveis... Acredito que Pela aparência você já deduziu que há semanas não a fazia. Mas a vontade de fazer o vídeo e postar era tanta que não deu tempo de fazer as unhas antes :-). Me desculpe por essa aparência tão desleixada... Não é assim que gosto de ficar e nem de me apresentar a você... 



Veja tudo sobre o Ponto Alto alongado e algumas peças que teci com ele seguindo os links:
http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/05/sapatinho-de-croche-para-bebe-crochet.html
http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/10/croche-ponto-alto-alongado.html
http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/08/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html

Você deve ter observado no gráfico e também na foto acima um simbolo que não é comum, não é mesmo? Este é simbolo do PONTO ALTO INICIAL (pai). Veja no gráfico que eu inicio cada carreira com o Ponto Alto Inicial.

Quando postei esse ponto pela primeira vez criei um simbolo pra ele que era do Ponto Alto com um Pingo em cima... Só que ao fazer esse primeiro gráfico vi que não daria para usá-lo assim... O ponto poderia ser confundido com o Ponto Baixíssimo... Por isso fiz esse com essa linha sinuosa que representa o giro que fazemos na agulha para tecê-lo.

Se você nunca teceu o PONTO ALTO INICIAL, veja o vídeo que fiz para te mostrar como se faz...






Do jeito que ando atarefada, se você correr é bem possível que termine antes de mim :-). Assim que terminar o posto aqui...  
Atualizando...
Terminei! Veja como ficou lido o meu TAPETE DE CROCHE ZIG-ZAG DE PONTOS ALTOS . Clique na foto para ampliá-la...

Você gostou?


QUEM TECEU UM TAPETE IGUAL A ESTE:

Aloísio, do blog CROCHETEAR - ALOISIO, teceu um tapete de croche azul petróleo;

Nete  Sarauza, do Facebook, teceu um lindo tapete e adicionou essa franja; 


Ana Paula, do blog SALINHA DE CROCHÊ, teceu um lindo tapete de croche com listras coloridas com esse ponto. Passe por lá e confira que ótima sugestão para aproveitarmos nossas sobras de linhas...
BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,

Sônia Maria

Comentários

  1. Hi Dear friend, you are so much diligent person, do you know? This is a hard working and beautiful thing.Loves.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia, que bom aprender coisas diferentes! Esse ponto é lindo, pra usar em peças de cor única, para ambientes mais sofisticados! Amei a dica, abençoado final de semana, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica ele é realmente lindo e elegante. Se você fizer alguma peça com ele me avise. Quero muito ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu... Beijos

      Excluir
  3. Maravilloso linda amiguis en relieve me encanta como quedan los tejidos se ven elegantes y llenos de vida...

    Gracias por tu explicación tan completa mi bella °.°
    Adoro visitarte y aprender =0)

    Feliz Domingo....
    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho, Gloria Beatriz!
      Um domingo lindo pra você também!
      Beijos

      Excluir
  4. Eita tapete bonito, com capricho é outra coisa né, beijocas

    ResponderExcluir
  5. Que lindo amiga,perfeito como todas as suas criações!!!
    Só passei por aqui para de desejar um ótimo fim de semana!
    Grande beijo!!!
    Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Paulinha querida!
      Um maravilhoso final de semana para você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  6. Lindo lindo tapete...eu vii uma bolsa assim com esse ponto, só que ela colocava três alto antes do alto em relevo.
    Mas assim tbm gostei, um Início de semana abençoado pra vc!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadir colocando 3 pontos altos e alongando mais o ponto em relevo o desenho zig-zag vai se formar maior um pouquinho e ficar lindo também.
      Muito Obrigada pela atenção!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá Sônia,
    Venho te parabenizar por mais esse trabalho maravilhoso!!!!
    Não conhecia esse ponto, já salvei para fazê-lo!
    Mãe caprichosa e zelosa!
    Beijos,
    Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, Carla! Adoro mimar meus filhos... acho que isso é coisa de nós mães, não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
  8. Oiiii, amiga! Lindo tapete, mas deve ser terrível tecer esse ponto em barbante, aliás será que dá pra fazer em barbante 6?
    Foi muito bom recebê-la em meu cantinho. Gostei, viu! Respondendo sua pergunta: Quem me dera ter carpas tão lindas num tanque natural como os das fotos. Não só as carpas, vc reparou que no fundo dos tanques tinham arraias? São essas partes escurinhas pintadinhas. Uma delas nadava por cima das pedras para se deslocar de um canto ao outro. Achei incrível! Esses tanques são pontos atrativos do Grupo Graal de restaurantes nas estradas da Anhanguera e Bandeirantes. Sempre viajo para os meus pais e tbm sempre fotografo. Meu marido e filha, me perguntam se já não basta a quantidade que já fotografei. Eles têm razão, mas eu gosto! Fazer o quê, né... Um grande beijo pra você.
    Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, estou usando barbante nº 6 e Agulha 4mm... Ele é um ponto chato de tecer... Dá um trabalhinho, sim, mas no final compensa tudo, não é mesmo?
      Aquelas carpas são maravilhosas... Tem razão de fotografá-las sempre...
      Beijos

      Excluir
  9. SONIA MARÍA, MUCHAS FELICIDADES POR ESTE BONITO BLOG Y SOBRE TODO POR TAN PRECIOSOS TRABAJOS Y LAS INDICACIONES TAN BIEN EXPLICADAS.
    UN ABRAZO
    AGUSTINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradece a sua gentileza e carinho, Agustina!
      Muito Obrigada pela sua amizade!
      Uma semana maravilhosa pra você.
      Beijos

      Excluir
  10. Lindo ponto...
    Obrigada por partilhar...sempre...
    Beijinhos e boa semana.
    Anna

    ResponderExcluir
  11. Sonia,tá lindo esse ponto vai ficar uma graça esse tapete Parabéns!! bjos e muito sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo ficará ese tapete sonia!! Parabéns e muito sucesso em tudo o que fizer ! bjos
    http://denascroche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela atenção e carinho, Denize Melo!
      Uma semana linda para você.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Sônia!
    que lindo o efeito deste ponto! Adorei!
    O vídeo está perfeito (como sempre :-) )! Muito obrigada por fazê-lo!
    Beijo grande e uma ótima semana pra você!
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Debora querida!
      É tão bom te ver por aqui novamente... Adorei a sua volta! O mundo dos crochês não pode ficar sem você, amiga!
      Beijos

      Excluir
  14. Que Lindo Sônia,
    a textura deste tapete é muito linda e dá um toque muito refinado!
    Uma linda semana e um grande abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana querida!
      A textura dele é maravilhosa, mesmo! Cor escura não ajuda muito nas fotos. Pessoalmente ele é ainda mais bonito... Concordo com você... Ele dá um toque refinado a peça...
      Uma semana maravilhosa pra você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  15. Bom dia! quando li ponto alto alongado, não dei nada por ele, mas quando vi o tapete...ficou lindo. Tão simples e tão bonito.Gostei muito.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia esse ponto é muito lindo mesmo... Fiz mantas e outras peças com ele e amei... Simplesmente me apaixonei por ele... Simples, assim... Depois que fizer sua amostra me fale o que achou dele...
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Sônia, mais uma linda opção de tapete que nos apresenta. Considero vc uma referência nesse assunto. No ano passado, utilizando suas dicas e gráficos fiz o tapete de pontos sobrepostos, mas tive a infelicidade de escolher um barbante matizado o que diminuiu em muito o seu brilho, por isso não fotografei e lhe enviei. Apesar de não ter me agradado muito, sempre recebo elogios por ele. Agora que estou planejando mudar de apartamento, estou pensando em fazer o tapete de ponto argola que vc também mostrou aqui no blog. Dessa vez, fotografo e lhe envio:)! Gostaria de um parecer seu. Nunca trabalhei com o barbante Apolo da Círculo, ouvi comentários de que sua maciez salta aos olhos, fazendo diferença! Vc já trabalhou com ele? O que me diz sobre ele, vale a pena realmente?
    Parabéns pelos trabalhos, e pelo seu crochê. Como muitos já dever ter lhe dito, seu ponto é muito bonito.

    Claudia Fernandes.
    rosa-de-algodao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claúdia querida!
      Estou feliz em saber que fez um tapete de pontos sobrepostos... Me mande a foto assim mesmo... Vou adorar vê-lo, anotar aqui no blog que você o teceu e de fazer link para o meu blog. Não importa se é matizado ou não... Ele sempre surpreende mesmo... Vou aguardar a foto do tapete ponto argola também,amiga!
      Quanto ao barbante apolo, nunca trabalhei com ele... Mas gosto muito dos produtos da Circulo... Acredito que deve ser bom mesmo... Nunca vi aqui na minha cidade... Quando precisar de barbante vou procurar esse para comprar... Se o comprar me dê seu parecer sobre ele ok?
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Sônia,
      vou fotografar o tapete de pontos sobrepostos sim e lhe enviar . Quanto ao barbante Apolo, pode deixar que se eu o comprar comentarei o resultado com você
      Beijos, Claudia

      Excluir
  17. Olá Sonia seu tapete que lindo, muito perfeito miga parabens ....eu sei fazer Crochê ponto cruz,vagonite sou professora arte de bordar ,eu parei fazer ,sabe pq eu to fazendo bolsa pra mim ,no meu mundo craft o nome dela Cristiane Fernandes ela gente boa kkkkkkkk bjs Gracynha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracinha, muito obrigada pela atenção e carinho!
      Depois vou ver as bolsas suas e da Cristiane Fernandes...
      Uma linda semana pra você..
      Beijos

      Excluir
  18. Adorei de morte este teu trabalho, é maravilhoso.

    Um beijinho carinhoso
    Sandra

    ResponderExcluir
  19. Oi Sönia!!
    Adorei a sugestão desse tapete, a textura ficou otima bem fechada, mais um vez obrigada por compartilhar com as amigas virtuais.Tenha um otimo fim de semana,bjs.
    LU GRADICE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu querida!
      Essa textura é maravilhosa, mesmo!
      Muito Obrigada pela atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  20. Sônia, que ponto lindo!
    Adorei, ele deve ficar bom em tudo, uma colcha vai arrasar!
    Bjks no coração

    ResponderExcluir
  21. Apaixonei pelo seu tapete.Gias atrás édi uma sugestão para vc de um tapete para a minha sala,não sei se está lembrada.Acredito que esse ficará lindissimo.Vc acha q posso fazer um tapetão nesse ponto Sonia Maria?Deus continue a abençoar as suas mãos e obrigada por compartilhar sempre.Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valkiria, esse ponto vai ficar lindo no seu tapete. Faça uma borda maior que a minha... Ao invés de 2 pontos altos alongados em relevo, faça mais, porque senão a barra ficará muito ridiquinha.
      Beijos

      Excluir
  22. nossa,que Maravilha,quando eu penso que ja fez coisas lindas você me surpreende
    vou tentar fazer, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, amiga!
      Me mande fotos do seu trabalho... Vou adorar vê-lo e também anotar aqui no blog que você o teceu, ok?
      Beijos

      Excluir
  23. Olá. Seu blog é encantador!!! Admiro seu talento e delicadeza em ensinar tudo nos minimos detalhes, aprendo muito com vc. Agradeço imensamente por compartilhar tudo com muito carinho.
    Passe no meu cantinho que tem selinho para vc.
    www.crochedashe.blogspot.com
    Deus abençoe grandemente, tenha uma ótima semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz em saber que você gosta das minhas explicações! Muito Obrigada, pela atenção e carinho, Sheila!
      Beijos

      Excluir
  24. Seu tapete ficou com trama bem interessante Sônia! A cor é divina!
    Vai ficar bacana em qualquer canto do novo "ap".
    Eita, filho sortudo! rsrs
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosangela querida! Ele é marrom bem escuro, puxado para o grafite... Eu o fiz para beira da pia da dozinha.
      Muito Obrigada pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  25. Olá,mais uma vez parabéns pelo belo tapete.Uns dias atrás conversei com vc sobre um tapete q estava querendo fazer para a minha sala,sera q vc lembra disso?Então,apaixonei por esse tapete,esse ponto,que confere um ar bem diferente ao tapete,queria sua opinião,ficaria bem para um tapete grande ?Aguardo seu retorno,que Deus continue a abençõar as suas mãos,e obrigada por compartilhar,bjim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valkiria, me lembro sim. Esse ponto é muito elegante. Ele vai ficar lindo no seu tapete. Faça uma borda maior que a minha, ao invés de 2 pontos altos alongados em relevo faça mais porque senão a barra ficará muito ridiquinha.
      Beijos

      Excluir

      Excluir
  26. Oi Sônia! O que está acontecendo com o Rota M do Crochê? Hoje não consegui acessar, diz assim:

    Este blog está aberto exclusivamente a leitores convidados
    http://falandodecrochet-blogroll.blogspot.com/

    Parece que você não foi convidado para ler este blog. Se achar que trata-se de um engano, recomendamos que você entre em contato com o autor do blog e solicite um convite.

    Você está conectado como janetejk@yahoo.com.br - Conecte-se com uma conta diferente

    SERÁ QUE É O MEU PC Q TÁ COM PROBLEMAS?

    bEIJOS, JANETE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Janete! Não é o seu pc que está com problemas. A questão é que uma leitora me avisou que estava aparecendo na sua tela de computador que o Rota Mundial do Croche tinha o link de um site que estava distribuindo vírus. Como não o encontrei resolvi tirá-lo do ar por um tempo... Se quiser acessá-lo, mesmo assim, já te cadastrei. Você deve estar recebendo um e-mail com a senha, ok?
      Beijos

      Excluir
  27. Boa tarde
    Sônia Maria

    Mais um lindo tapete e como sempre tão bem explicado.Não vi unha que unha?? (rsrs),nós queremos ver suas explicações, tenha certeza que ninguem reparou-as.
    Uma abraço

    Cleide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela sua delicadeza, Cleide! Você tem toda razão em dizer que o que querem ver são as explicações... E eu naquele momento queria fazer aquele vídeo de qualquer forma :-)
      Beijos

      Excluir
  28. hola espero que estés bien, paseando por la web, vi ésta página tiene una foto tuya, en un articulo y no te mencionan por ninguna parte, no le borraron la marca de agua pero de igual manera ni se entiende ni se ve está marca, éste es el link http://espaciohogar.com/puntos-crochet/ saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yamel, me desculpe a demora em te responder. Amiga, te agradeço muitíssimo e do fundo do meu coração por ter me avisado. Fui ao site imediatamente e tomei providencias de deixei um comentário pedindo que retirem minha foto. Espero que leiam e me atendam. Sou frequentemente vítima desse tipo de gente que não tem a menor ética e respeito...
      Eles realmente borraram a minha marca d'água... Ficou um risco escuro denunciando a prática. Visitei seu blog e já sou sua seguidora. Muito Obrigada pela sua amizade e atenção!
      Beijos

      Excluir
  29. Maaaaaeravilhoso!!nessa altura nem olhamos unhas,rsrs ta tudo show!!bjo

    ResponderExcluir
  30. Sonia, seus trabalhos são lindos esse tapete é divino, chiq... como sempre voce arrasou... quantas unhas , essas são mão de ouros piuco importa o estado das unhas.., Deus tre preserve sempre assim...abraços, Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, muito obrigada, pelo seu carinho, atenção e compreensão!
      Beijos

      Excluir
  31. Aprendi aqui no seu blog o tapete peludinho ,e já fiz dois para mim, um preto e um roxo, ficou bonito, mas meio tortinho,não seu porquê eu me perco nas carreiras quando faço ponto baixo, mas mesmo assim eu gostei. Agora vou tentar fazer esse de ponto cruzado,muito lindo.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, me mande foto dos seus tapetes... Vou adorar vê-los e anotar aqui no blog que você teceu...
      Para que suas carreiras não fiquem tortinhas, conte os ponto ou marque com um clips, daqueles que usamos para prender papel, o primeiro e o ultimo ponto... Só retire o clips do ultimo ponto quando for tecê-lo. Assim que tecê-lo recoloque o clips... Assim você não deixa de tecê-lo nunca e seu trabalho fica retinho. Ok? Experimente e me fale.
      Beijos

      Excluir
  32. oi Sonia...boa noite, ja somos amigas no face e sempre visito seu blog pq é lindo e inteligente...tomei a liberdade de segui-la e ficaria muito feliz se vc me visitasse e me seguisse também....meu blog ainda é pequenino e esta começando andar....abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, estive no seu blog e já estou te seguindo... Muito Obrigada, pelo carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  33. Oi Sônia Maria, quanto tempo não é??? Estou recuperando bem da cirurgia graças a Deus, o único que me incomoda ainda se muito tempo sentada é o umbigo....que dorzinha mais chata. Mas o bom de tudo que já saí disso e agora posso viver tranquila sem os medos da comida...rsrs...!!!
    Venho agradecer seu carinho reiterar que amo seus trabalhos. Que lindo os pontos do tapete que você está tecendo!!!! Lindo demais....trabalho super minucioso para um tapete. Se vê o quanto você é caprichosa e detalhista. Li o seu depoimento no facebook sobre o blog latino...vou te contar...cada pessoinha sem vergonha nessa blogosfera...oferecer algo que não fez é pura safadeza né...!!!!
    Abraços minha querida e parabéns pelo sucesso do seu blog!
    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, um tempo grande, não é amiga!? Estou feliz em saber que agora você já está melhor... Desejo que seu restabelecimento completo seja o mais rápido possível.
      Viu só amiga! Aquele site, depois de borrar a minha marca, usando a minha foto para oferecer produtos deles. Pode? É difícil!!!! Acho que vou ter que colocar em letras coloridas meu aviso do início do blog... Só pode!
      Beijos com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  34. Oi, Sônia, Mais uma vez uma peça linda e bem feita. Amo esse seu capricho, zelo em trazer detalhes, partilhando cada pedacinho que alguém possa não ter entendido. Beijos, e tudo de bom para você e para todos a quem você ama!

    ResponderExcluir
  35. SÕNIA:
    - SÓ FALTA VC SEGURAR EM NOSSAS MÃOS porque, de resto, VC FAZ TUDO O QUE É POSSÍVEL, para conseguirmos crochetar suas peças.

    Quem ainda não conhece vc, através de toda essa sua competência e generosidade ?!!!

    - VC É A NOSSA MEDALHA DE OURO, da internet!
    Temos orgulho por seus trabalhos e aulas.
    Obrigada.
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olenka, você me comoveu! Muito Obrigada por todo esse carinho! Beijos

      Excluir
    2. Sonia :
      Estoy plenamente de acuerdo con las palabras de Olenka.Sonia querida sus trabajos son bellos ,delicados finos, ese tapete se vera lindisimo en el nuevo apartamento de su hijo.Pues nada que ahora quiero yo hacerme uno jajajai me gusto mucho tambien el de punto bajo doblado asi que en cuanto haga uno de ellos le envio fotos .
      Besos , felicitaciones y agradecimientos por todo lo que nos enseñas .
      Abrazoz Yayi

      Excluir
  36. Eu não sabia o nome desse ponto mas já o uso há uns 10 anos. Aprendi com uma prof.(Guaracy) de crochê, aqui de minha cidade. Desde então, TODOS os trabalhos em pto alto, eu faço com esse "paa" . Qualquer trabalho, pois rende bem mais.Nunca tive problemas por executá-lo qdo o trabalho é com pa. Mas este "com relevo": maravilhoso, vou começar a fazer um hoje mesmo.Nunca tinha visto tamanha beleza com execução tão simples.Adoro trabalhos em barbante.
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olenka, que bom falar com você e saber um pouco da sua experiência com o Crochê!
      Esse Ponto Alto Alongado (paa) é mais grossinho que o outro e maior também por isso ele realmente rende mais. Eu o aprendi com a Nélia do blog Magia do Crochet. Esse ponto é muito comum em Portugal. Em nosso País muito pouco conhecido. A maioria absoluta das crocheteiras que conheço tecem o Ponto Alto (pa) normal...
      Eu também gosto muito dos trabalhos em barbante e esse ponto é de um efeito fantástico!
      Quando fizer o seu me mande fotos. Quero muito ver seu tapete e anotar aqui no blog que você o teceu, ok?
      Beijos

      Excluir
  37. Oi, Sônia!
    Obrigada pela sua visita carinhosa. Seja sempre bem-vinda!
    Eu não conhecia esse ponto alongado. Muito interessante! Obrigada por compartilhar.
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você não conhecia, Vanessa Biali!
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  38. Edna Parada, disse no Facebook:
    O que vc esta aprontando desta vez? que ponto maravilhoso Sonia Maria,não acabei nem o outro e vc já esta com outro novidade,bjs esta muito lindo este ponto.Mãos de FADA.
    segunda às 16:52 · Curtir (desfazer) · 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna Parada, viu só!? Esse é um tapete na cor marrom, puxando para o grafite... Esse ponto fica com um efeito lindo! Beijos

      segunda às 16:58 · Curtir · 2

      Excluir
  39. Marta Pagliotto Ribeiro, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 17:54:00 BRT

    Lindo... apaixonante... beijus

    segunda às 16:52 · Curtir (desfazer) · 1

    ResponderExcluir
  40. O outro quero fazer kkkk,vou ainda hoje comprar o barbante,bjo
    segunda às 16:53 · Curtir (desfazer) · 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bere Martha, se o fizer me avise quando você postar... Quero muito ver o seu e anotar lá no blog que você o teceu, ok? Beijos
      segunda às 17:02 · Curtir · 1

      Excluir
    2. Sonia me ajuda na escolha da linha?quero um matizado uniforme qual diga vc me da..para eu tecer aquele outro duplo?
      Esse marrom super masculino maravilhoso!!
      segunda às 17:05 · Curtir

      Excluir
    3. Bere Martha, eu ando a procura de um barbante matizado com 1kg de peso ou de mais ou menos 1000 m. Essa foi a quantidade que gastei naquele. Uma de nossas amigas conseguiu um Fio Barroco da Circulo com o matizado menor que o meu e em embalagens de 400 gr O dela ficou belíssimo... Veja se encontra com matizado menor... Aqui não encontrei, amiga! Não se esqueça de me avisar quando postar. quero muito ver o seu e anotar lá no blog que você teceu, ok? Beijos
      segunda às 18:02 · Curtir · 1

      Excluir
    4. Te aviso sim com certeza...
      segunda às 17:08 · Curtir

      Excluir
  41. Carmo Azevedo Rua, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 17:56:00 BRT

    Lindo!

    segunda às 16:55 · Curtir (desfazer) · 1

    ResponderExcluir
  42. Sonia Maria, me no que vc coloca a mão para fazer de croche que não fica lindissimo,eu sou apaixonada pelas coisas que vc faz.Este tapete é muito lindo muito obrigada por ter colocado a cor eu já estava quebrando a cabeça,rsrsrsrs,bjs PARABéns e Sucesso sempre.
    segunda às 17:00 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna Parada, viu só!? Esse é um tapete na cor marrom, puxado para o grafite é um tapete de pia... Esse ponto fica com um efeito lindo! Quando acabar o outro me avise quando postar. Quero muito ver o seu e anotar lá no blog que você o teceu. ok? Beijos

      segunda às 17:00 · Curtir · 1

      Excluir
    2. Pode deixar que eu te mando a foto,com muito prazer,bjs querida fique com Deus.Sonia Maria.
      segunda às 17:02 · Curtir

      Excluir
  43. Florimar Marinho, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:06:00 BRT

    Lindo!!! Obrigada por mostrar e ensinar tantas peças lindas!!!!
    segunda às 17:06 · Curtir

    ResponderExcluir
  44. Muito bonito....
    segunda às 17:09 · Curtir

    ResponderExcluir
  45. Simone Bosich Rezende, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:07:00 BRT

    Nossa Sonia Maria!!!!!!!!!!!!!!!! vc é demais mesmo amiga..tudo que vc faz é perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! parabéns!!
    segunda às 17:39 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção e carinho, Simone! Beijos
      segunda às 18:04 · Curtir · 1

      Excluir
  46. Tania Cordeiro, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:14:00 BRT

    Que trabalho lindo meu Deus!!!!Mãos de fada!!!Parabéns!!
    segunda às 18:24 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  47. Concy Boscarino, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:22:00 BRT

    Bravissima!!!!!!!
    segunda às 18:34 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  48. Angelina Ragozoni, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:23:00 BRT

    Arrasou Sonia Maria,meus parabéns..!
    segunda às 18:43 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  49. Cintia Mezanini Kawano, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:24:00 BRT

    Nossa q lindo, vou tentar fazer ...
    segunda às 19:31 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia Mezanini Kawano,que bom que vai tecer um. Me avise quando postar. Vou adorar ver o seu trabalho e anotar lá no blog que você o teceu, Vou aguardar! Beijos
      terça às 02:39 · Curtir

      Excluir
  50. Tb vou tentar!!!! rsrsrsrs
    segunda às 19:33 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crys Monteiro, estou feliz por saber que você vai tecer um. Me avise quando postar. Quero muito ver o seu trabalho e anotar lá no blog que você o teceu... Beijos
      terça às 02:41 · Curtir

      Excluir
  51. Sandra Regina Cesar Rodrigues, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:25:00 BRT

    Que lindo Sonia Maria, diferente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!abraços!
    segunda às 19:49 · Curtir

    ResponderExcluir
  52. Que lindo,vou querer fazer um igual e tambem ensinar pras alunas do projeto,obrigada pela sua generosidade em partilhar,Deus te abençoe!
    segunda às 20:00 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia Maria
      Mariza Paiva, que bom que vai fazer e ensinar no projeto! Estou feliz amiga. Quero muito ver os trabalhos... Quando postar me avise... Assim posso anotar no blog que você s o teceram. Beijos
      terça às 02:43 · Curtir

      Excluir
  53. Maria Lucia Freitas, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:27:00 BRT

    Nossa!!!! Que lindo!!!! Parabéns
    segunda às 21:21 · Curtir

    ResponderExcluir
  54. Patrícia Claudino, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:28:00 BRT

    Liindo!!!!

    segunda às 21:37 · Curtir

    ResponderExcluir
  55. Que ponto interessante! Ficou lindo o tapete do filhão!
    segunda às 22:36 · Curtir

    ResponderExcluir
  56. LINDO DEMAIS!!!
    segunda às 22:38 · Curtir

    ResponderExcluir
  57. Alicia Tapia Hurtado, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:31:00 BRT

    Que lindo te felicito
    segunda às 22:38 · Curtir

    ResponderExcluir
  58. muito lindo ,obrigada beijosss
    segunda às 22:49 · Curtir

    ResponderExcluir
  59. Aloisio Camargo Correa, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:32:00 BRT

    Sonia Maria comecei a fazer uma amostrinha e quando estiver pronto mostro
    segunda às 22:54 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloisio Camargo Correa, que bom que vai fazer uma amostrinha! Quero muito vê-la . Vou aguardar! Abraços
      terça às 02:33 · Curtir

      Excluir
  60. Aloisio Camargo Correa, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:33:00 BRT

    parabéns pelo tapete.
    segunda às 22:54 · Curtir

    ResponderExcluir
  61. Vc sempre arrasando em tudo que faz...Parabéns
    segunda às 23:17 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Mara Silveira querida! Beijos
      terça às 02:34 · Curtir

      Excluir
  62. Ciao Sonia ,molto molto bello, l'ho inserito anche nel gruppo di lavoro, Zampette creative, grazie mille per la condivisione un saluto affettuoso
    terça às 02:32 · Curtir

    ResponderExcluir
  63. Carla Oliveira, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:42:00 BRT

    Como sempre um trabalho ímpar em criatividade e realização! Parabéns!
    terça às 10:33 · Curtir

    ResponderExcluir
  64. Márcia De Santi Morais, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:43:00 BRT

    Parabéns Sonia, amei, esta ficando lindíssimo e a cor de um maravilhoso bom gosto, alias como sempre em tudo que voce faz. Tbm amei o outro e pretendo fazer os dois daqui um tempinho por que no momento estou terminando encomenda de 2 boleros. Obrigada por sempre compartilhar seus belíssimo trabalhos. Beijossss
    terça às 10:55 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, muito obrigada, pela atenção e carinho!
      Se os fizer me avise quando postar. Quero muito ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você os teceu, ok?
      Beijos

      Excluir
  65. Mariza Miziara Inacio Infanti, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:44:00 BRT

    Amiga que loucura é essa????Só vc mesmo para criar pontos lindos. Parabéns
    terça às 12:05 · Curtir

    ResponderExcluir
  66. Márcia Camacho Varoni, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:45:00 BRT

    Fica chiquérrimo, sóbrio . . . Super diferente.
    terça às 23:25 · Curtir

    ResponderExcluir
  67. Yamel Yanoswky, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:45:00 BRT

    Esta bello
    Ontem às 00:30 · Curtir

    ResponderExcluir
  68. Adoro tudo que a Sonia Maria faz!
    Ontem às 17:23 · Curtir

    ResponderExcluir
  69. Nair Ridolfi Martins, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:46:00 BRT

    Amei esse tapete. Obriga por mais esta beleza.
    há 19 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  70. lütfen açıklarmısınız
    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sibel Mumcu, Açıklama benim blog içinde: http://falandodecrochet.blogspot.com/2012/03/tapete-de-croche-zig-zag-com-ponto-alto.html

      Excluir
  71. Cecilia Pereira, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:52:00 BRT

    Vou tentar fazer. lindo...
    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecilia Pereira, que bom! Me avise quando postar... Quero muito ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu, ok? Beijos

      Excluir
  72. Nurum Gur Merhaba, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:55:00 BRT

    Sonia , cok guzel bi desen olmus bu esnemezde manto bile olur.sevgiler
    há 2 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  73. Maria Alice O. Tropiano, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 18:57:00 BRT

    Lindo como tudo o que vc faz
    há ± 1 hora · Curtir

    ResponderExcluir
  74. Lütfen açıklarmısınız
    há 8 horas · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sibel Mumcu, Açıklama benim blog içinde: http://falandodecrochet.blogspot.com/2012/03/tapete-de-croche-zig-zag-com-ponto-alto.html

      Excluir
  75. Lindissimo! bjs
    segunda às 17:04 · Curtir

    ResponderExcluir
  76. Belíssimo, querida Sonia Maria
    segunda às 17:18 · Curtir

    ResponderExcluir
  77. Marilza Garcia, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:20:00 BRT

    Lindo Sonia Maria,ia fazer aquele de flores mas agora estou em dúvida...
    segunda às 17:36 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça os dois, Marilza :-) Vou adorar ver os seus tapetes. Me avise quando postar, ok? Beijos

      Excluir
  78. Rosirene Goncalves, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:36:00 BRT

    Muito lindo, alias..como tudo o q vc faz!
    segunda às 19:41 · Curtir

    ResponderExcluir
  79. Silvany Bandeira, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:37:00 BRT

    Amiga, muito lindo esse tapete.mas deve ser complicado de fazer né?
    segunda às 19:51 · Curtir

    ResponderExcluir
  80. Milagros Zúñiga, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:43:00 BRT

    Hermoso, que como se llama esa puntada?
    segunda às 22:34 · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milagros, esse é um ponto fantasia... Chamamos de Pontos cruzados... Isso porque temos 2 pontos altos ao fundo e um Ponto Alto Alongado em Relevo, cruzando em cima dos deles.
      Beijos

      Excluir
  81. Lindo,lindo,lindo

    segunda às 23:28 · Curtir

    ResponderExcluir
  82. Bárbara Mello, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:52:00 BRT

    AI QUE LINDO!!!
    QUe textura maravilhosa!!
    terça às 12:47 · Curtir

    ResponderExcluir
  83. Isabel Gina Acosta Caceres, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:54:00 BRT

    Hermoso tapete
    segunda às 20:31 · Curtir

    ResponderExcluir
  84. Cristiane Oliveira, disse no Facebook:quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:55:00 BRT

    Lindo demais, vou fazer tb.Rs. Obrigada por compartilhar.Como sempre.Rs
    há 21 minuto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane Oliveira, que bom que vai tecê-lo! Não se esqueça de me avisar quando postá-lo. Quero muito ver o seu tapete e anotar lá no blog que você o teceu, ok? Beijos

      Excluir
  85. Helena Benedito, disse no Facebook:sexta-feira, 16 de março de 2012 às 00:02:00 BRT

    Te estoy muy agradecida por acordarte de mi, bueno de todas las que te seguimos , gracias por todo
    terça às 04:42 · Curtir

    ResponderExcluir
  86. Cintia Mezanini Kawano, disse no Facebook:sexta-feira, 16 de março de 2012 às 00:03:00 BRT

    Gostaria de pedir um favor, se der pra vc fazer um vídeo sobre esse tapete. Eu ficaria muito grata.. Sou canhota e muitas vezes nao compreendo alguns pontos! Obrigada e parabéns pelos trabalhos lindos.
    terça às 06:41 · Curtir

    ResponderExcluir
  87. Luisa Gaffet de Quinteros, disse no Facebook:sexta-feira, 16 de março de 2012 às 00:04:00 BRT

    Bello novedoso
    terça às 09:58 · Curtir

    ResponderExcluir
  88. Bárbara Mello, disse no Facebook:sexta-feira, 16 de março de 2012 às 00:04:00 BRT

    Adoraria ver o vídeo também Cintia Mezanini Kawano...
    Sonia Maria, faz pra gente!
    Adoroooo seus vídeosss
    beejo*-*

    terça às 12:52 · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  89. Noelia Salazar, disse no Facebook:sexta-feira, 16 de março de 2012 às 00:05:00 BRT

    Gracias Sonia Maria. Saludos,
    terça às 15:30 · Curtir

    ResponderExcluir
  90. Oi Sonia,ai amiga em meio a um pouco de frustraçao desisto,é amiga tentei tentei e nao consigo executar o ponto do seu tapete sei ler grafico mas nao consigo entender como nao forma os relevos perfeitos...afff agulha 4 no barbante 6 141 pts ficou enorme bem mais do que 73 cm como vc disse...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bere, ficou maior porque certamente seu ponto é mais largo que o meu. Quanto ao relevo vou fazer um desenho sobre uma foto que tenho e te mostrar onde inserir a agulha. Talvez você não esteja inserindo no mesmo lugar que eu. Não desista, amiga! Me aguarde. Beijos

      Excluir
    2. Bere Martha,fiz dois passo-a-passo de como tecer o ponto fantasia para você. Já está postado, venha ver...
      Se as duvidas persitirem me fale novamente, para que eu possa te ajudar.
      Beijos

      Excluir
  91. Hola!!
    Que bueno el PAP pues yo estaba ensayando el punto antes de comenzar la pieza y no se parecian en nada a los del grafico ahora entendi un poco mejor pero en las carreras de avesso aun tengo dificultad sera que tendremos un video?????? jijijjaja!!!!! ,besos y cariños Yayi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yayi, expliquei o máximo que consegui para ficar bem claro... Por esses dias não tenho como fazer o vídeo... Assim que der farei um sim.
      Beijos

      Excluir
  92. Olá Sônia Mª, este tapete ficou maravilhoso, ainda mais com sua receita e gráficos tão bem feitos, não é preciso dizer mais nada: parabéns e obrigada por compartilhar conosco!
    Quero muito fazê-lo, talvez em breve, ainda estou devagar com meus crochês...

    Tenho muitos trabalhos à venda no meu site, em promoção: www.elo7.com/meuscroches...E vou continuar fazendo, mesmo aos pouquinhos.

    Abraços, bom fim de semana!
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, que bom que gostou, amiga! Se o fizer me avise... Assim faço um link para o seu blog e também para a sua loja no Elo7.
      Uma semana linda para você...
      Beijos

      Excluir
  93. olá Sonia..te acompanho a pouco,mas estou encantada com seus trabalhos e faço alguma coisinha em croche,mas sem ver o video me perco feio,se vc puder fazer um ao menos com uns 5 minutinhos trabalhando no tapete,ficaria muito agradecida
    bjinhuss mãos mágicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glacy, por agora não será possível fazer o vídeo... Assim que der farei sim. Me aguarde!
      Beijos

      Excluir
  94. olá. sigo seu blog e estou tentando fazer esse ponto, só que estou dificuldade na carreira da volta. Você poderia postar um video de como fazê-la? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um passo-a-passo com fotos de onde pegar para tecer o ponto cruzado... Veja se ficou claro pra você... Infelizmente não tenho como fazer um vídeo agora... Assim que puder farei. Não posso estimar a data. Estou com problemas na minha máquina.
      Beijos

      Excluir
  95. Oi Sônia, adoro o seu blog, seus vídeos no YouTube. Sou sua fã! Suas peças são lindíssimas!! Uma dúvida, vc fala acima em abraçar o ponto, do que se trata? Sou iniciante na área do crochê. Beijo. Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, quando digo abraçar é quando não tecemos o ponto para que ele fique em relevo em cima dos outros pontos altos... A linha passa por baixo e por cima dos pontos abraçando-os... Você conhece o PONTO X ou PONTO CRUZADO? Ele não fica em relevo ele cruza abraçando o ponto... Como essa é a forma mais simples de tecer o ponto cruzado, por isso eu disse que o PONTO CRUZADO EM RELEVO não abraça o ponto... Não sei se consegui me fazer entender... Qualquer dia desses mostro aqui no blog como tecê-lo...
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada, Sônia. Eu entendi, sim. Estou fazendo esse tapete lindo. Quando terminar, lhe mando uma foto. Bjim.

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca